Catálogo - Produtos

Introdução à Página de Produtos

Para visualizar todos os produtos existentes na sua loja tem de aceder a Catálogo > Produtos.

Ao clicar num produto para o abrir, vai aparecer a página do mesmo. A página dos produtos está organizada através de separadores:

  • Definições básicas: contem o essencial para criar um produto com rapidez e facilidade. Se for necessário adicionar mais detalhes ao seu produto, deverá aceder aos restantes separadores.
  • Quantidades: defina as quantidades do seu produto e outras opções relacionadas com o stock. É aqui onde define se o produto tem combinações ou se é um produto virtual (neste último caso irá aparecer a opção para carregar o artigo associado).
  • Envio: indique detalhes que possam afetar a entrega do produto.
  • Preços: refine os seus preços com preços específicos ou preços por unidade (entre outras opções de preços).
  • SEO: faça a gestão da meta descrição ou o URL do produto, de forma a garantir que ele seja otimizado para os motores de pesquisa.
  • Opções: funcionalidades adicionais para gerir a visibilidade do produto, referências específicas, arquivos anexados ou fornecedores. É também neste separador onde pode configurar a personalização.


Adicionar Novo Produto

1. Aceder a Catálogo > Produtos e depois clicar em Novo Produto.


Definições Básicas

2. Ao abrir a página do novo produto, por defeito, começa-se no separador de Definições Básicas. As primeiras informações a colocar sobre o produto são:

  • NOME: o nome do produto é introduzido no campo Insira o nome do seu produto.
  • IMAGENS: onde coloca todas as imagens do seu produto (incluindo as imagens das combinações: cor, tamanho, forma, etc). 
  • COMBINAÇÕES: existem diversos produtos com várias versões, isto é, partilham o mesmo nome mas podem diferir pela cor, capacidade, tamanho, entre outros atributos. Muitas vezes, estes atributos misturam-se: a versão vermelha de produto pode existir com 5 metros ou 2 metros, por exemplo. O seu stock de produtos pode ser feito através de diversas variações de um único produto que, na realidade, são simplesmente os seus atributos combinados de maneiras específicas. Se o seu produto necessitar de combinações, ao selecionar Produto com combinações, o separador Quantidades será substituído com o de Combinações, onde permitirá criar as suas combinações do produto.
  • REFERÊNCIA: onde terá de indicar a referência do seu produto.
  • QUANTIDADE: onde terá de indicar o stock do produto.

3. Mais abaixo, na mesma página, aparecem os campos para colocar:

  • RESUMO: permite escrever uma breve descrição que aparecerá nos mecanismos de pesquisa e na descrição da página do produto. Este campo está limitado a 400 caracteres, por pré-definição.
  • DESCRIÇÃO: permite escrever uma descrição completa do produto, que aparecerá diretamente na página do produto. O editor de texto oferece uma ampla gama de opções para criar descrições visualmente apelativas (fonte, tamanho, cor do texto, etc). Este campo não tem limites de caracteres, contudo convém colocar apenas as informações essenciais.
  • ADICIONAR UMA FUNÇÃO: serve para especificar as características do produto (peso, material, país de origem, etc).
  • ADICIONAR UMA MARCA: permite associar uma única marca a um produto, ou seja, um produto não pode estar associado a várias marcas.
  • ADICIONAR UM PRODUTO RELACIONADO: oferece a opção de escolher produtos relevantes para associar a um produto. É possível adicionar o número de produtos relacionados que desejar. 
  • PREÇO: permite introduzir o preço do produto, bem como a regra de IVA correspondente.
  • CATEGORIAS: possibilita selecionar a(s) categoria(s) a qual o produto corresponde. É possível associar mais do que uma categoria a um produto.


Quantidades

4. Ao abrir o separador de Quantidade, aparecem-nos os seguintes campos de preenchimento:

  • QUANTIDADES: permite definir a quantidade de produtos (stock) que estão à venda. A quantidade mínima para venda serve para os casos em que o produto é vendido apenas em maiores quantidades (em massa). Isto significa que este produto apenas poderá ser vendido quando atingirem a quantidade mínima definida.
  • ALERTAS DE STOCK: permite definir uma regra para os produtos com baixa quantidade de stock. Indique um limite e selecione a caixa Envie-me um e-mail quando a quantidade estiver igual ou abaixo deste nível, para que seja enviado um email a todos os utilizadores que podem executar a página de stock.
  • PREFERÊNCIAS DE DISPONIBILIDADE: configure o comportamento da página do produto quando este estiver sem stock.


Envio

5. No separador Envio, é onde permite definir as dimensões do produto (largura, altura, profundidade e peso), o tempo de entrega, os custos de envio e as transportadoras disponíveis.


Preços

6. No separador Preços, permite definir a estratégia de preços, quer através de preços alternativos (preço por unidade) ou criando regras de preço específicas para o produto:

  • PREÇO DE VENDA: defina o preço do produto com e sem IVA, o preço por unidade e a regra de IVA.
  • PREÇO DE CUSTO: introduza o preço que pagou pelo produto (quanto lhe custa adquirir ou fabricar o produto),de forma a ser possível comparar com o seu preço de venda e verificar o lucro.
  • PREÇOS ESPECÍFICOS: é possível alterar o preço total do produto, dependendo da quantidade de produtos que o cliente compra, do grupo de utilizadores, do país, etc. É nesta secção que define todas essas condicionantes de preço, sendo que basta clicar em Adicionar um Preço Específico.


SEO

7. No separador SEO (otimização para motores de busca), existem as opções que permitem melhorar a listagem de produtos, bem como aumentar a visibilidade da loja:

  • TÍTULO META: este é o campo mais importante, sendo que é onde coloca o título que aparecerá em todos os motores de pesquisa. Este título deve ser exclusivo do produto (não existirem mais produtos com o mesmo título) e apelativo, de forma a convencer o utilizador a clicar nele e, consequentemente, entrar no site.
  • DESCRIÇÃO META: uma pequena apresentação do produto, destinada a captar o interesse de um cliente. Esta descrição aparecerá em alguns mecanismos de pesquisa, dependendo da solicitação da mesma. Cada produto deverá ter uma descrição exclusiva.


Opções

8. O separador Opções fornece configurações adicionais para gerir referências de produtos, fornecedores, personalização de produtos, visibilidade e arquivos:
  • VISIBILIDADE: permite definir onde é que o produto estará visível (em todo o lado, apenas no catálogo, apenas na pesquisa ou em nenhum local).
  • ESTADO E REFERÊNCIAS: nem todas as lojas vendem produtos que são novos e alguns mercados exigem este tipo de informação. Esta opção permite indicar a condição do produto ("novo", "usado" e "como novo").
  • PERSONALIZAÇÃO: possibilita que os clientes personalizem o produto. Por exemplo: imagine que é um ourives e os seus clientes têm a opção de gravar nas suas jóias uma palavra ou uma imagem. Com esta opção, os seus clientes, ao fazerem o pedido, podem enviar a palavra que desejam gravar na jóia. 
  • FICHEIROS ANEXADOS: permite que disponibilize ficheiros para os seus clientes. Por exemplo: imagine que vende produtos eletrónicos e tem a necessidade de que estes possuam o manual de utilização em PDF. É nesta opção que introduz o ficheiro correspondente do produto. O cliente pode aceder a este ficheiro mesmo que não compre o produto, uma vez que aparecerá na página do mesmo.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos