Catálogo - Atributos e Características

Os atributos são a base das variações do produto: apenas é possível criar variações de um produto se pelo menos um dos seus atributos mudar. Os atributos são como propriedades de um produto (cor, capacidade, tamanho, etc) que podem ter diferentes valores (azul, 5 metros, etc).

Os atributos são configurados em Catálogo > Atributos e Características.

Esta página apresenta uma lista de todos os atributos existentes.

É possível editar ou excluir cada um, utilizando as ações à direita da tabela, ou exibir os seus valores ao clicar no botão Ver, que abre uma nova janela.


Criar Novo Atributo

1. Para adicionar um atributo, basta clicar em Adicionar Novo Atributo.

2. Preencher os campos:

  • Nome: descrição exata do atributo - deverá ser curto e único, de forma a não ser confundido com outro atributo.
  • Nome público: nome do atributo, conforme será exibido para os utilizadores na página do produto.
  • Tipo de atributo: permite escolher se a página do produto deve exibir os valores desse atributo como uma lista suspensa, uma lista de botões de opção ou um seletor de cores (ou textura).

3. No final, clicar em Guardar, de forma a salvar todas as alterações efetuadas.


Criar um Novo Valor de Atributo

Uma forma simples de entender as diferenças entre atributo e valor: o atributo "cor" vai ter os valores "azul", "branco", "vermelho" e "roxo". Portanto, o atributo é o nome da característica do produto e os valores correspondem às variações/opções dessa determinada característica.

1. Para adicionar um valor, basta clicar em Adicionar Novo Valor.

2. Preencher os campos:

  • Grupo de atributo: permite selecionar o atributo a qual pertence o valor.
  • Valor: nome do valor do atributo (por exemplo: "vermelho", "16gb", etc).
  • Cor: se o atributo for uma cor, é possível inserir o seu valor no código de cor HTML ou usar um seletor de cores.
  • Textura: se o produto tiver uma determinada textura, é possível carregar uma imagem, que será exibida na página do mesmo.
  • Textura atual: depois de carregar a imagem com a textura, esta aparecerá nesta secção.

3. É possível adicionar mais valores para o mesmo tipo de atributo, sendo que basta clicar no botão Guardar e Adicionar Novo Valor. Caso não tenha mais valores para adicionar para além do que está a editar, basta clicar em Guardar.


Funcionalidades

As funcionalidades são características intrínsecas de um produto: elas permanecem (inalteradas) em todas as variações do produto (ou "combinações").

Deve pensar nas funcionalidades da mesma forma que pensa nos atributos, mas com a diferença notável de que não é possível criar variações de produtos com base nas funcionalidades. 

A diferença entre um atributo e uma funcionalidade depende do próprio produto. Por exemplo: um cliente pode comprar uma variação do iPad com base em atributos (cor, espaço no disco) mas não em funcionalidades (peso, tamanho). Da mesma forma, uma loja de roupa pode vender variações de calças com base em atributos (cor, tamanho, sexo) mas não em funcionalidades (peso).

No site as funcionalidades são exibidas numa tabela, que fornece as informações adicionais sobre o produto; enquanto que os atributos tornam possível a selecção entre combinações de produtos.

As funcionalidades são configuradas em Catálogo > Atributos e Características no separador Funcionalidades.


Adicionar uma Nova Funcionalidade

1. Para adicionar uma nova funcionalidade basta clicar em Adicionar Nova Característica.

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos